Whatsapp

11/08/2022

Pisca-alerta ligado com o carro em movimento - O motorista é multado?

Para não correr o risco de ser multado por conduta incorreta, vamos compartilhar com você os momentos corretos para utilizar o pisca-alerta.



Na maioria das vezes, assim que um motorista percebe que há algo de errado com o veículo, uma das reações imediatas é ligar o pisca-alerta. Porém, isso nem sempre é a atitude correta, inclusive, manter o pisca-alerta ligado em situações onde não há necessidade pode ocasionar em multas.

 

Imagine a seguinte situação: você está na rodovia e o carro apresenta algum sinal estranho; em seguida, você liga o pisca-alerta e permanece andando com o veículo, em baixa velocidade, até encontrar um acostamento. De acordo com a legislação, acionar o pisca-alerta com o automóvel em movimento pode confundir os demais motoristas, pois eles podem confundir as luzes piscando com a luz de freio, por exemplo. Logo, o condutor será multado!

 

Para evitar esse tipo de situação e não correr o risco de ser multado por conduta incorreta, vamos compartilhar com você os momentos corretos para utilizar o pisca-alerta:

 

1) Em casos de pane mecânica;

2) Quando o veículo estiver com problemas para ligar;

3) Em situações onde o trânsito está muito lento.

 

Em contrapartida, você não deve usar o pisca-alerta nas seguintes condições:

1) Por conta de climas chuvosos, com neblina ou cerração, e demais condições climáticas desfavoráveis;

2) Ao estacionar o automóvel em locais proibidos;

3) Quando o veículo estiver em movimento.

 

O uso indevido do pisca-alerta é considerado como uma infração leve e, além do pagamento da multa, o motorista irá receber 4 pontos na carteira.

 

Siga sempre todas as regras de trânsito e mantenha os cuidados com o veículo em dia. Para isso, conte com os profissionais da Oficina Norpave. Vem pra cá!

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!