Whatsapp

11/08/2022

3 mitos sobre direção defensiva

A direção defensiva é fundamental para um trânsito seguro, por isso descubra a verdade sobre esses 3 mitos de direção.



A direção defensiva é um dos comportamentos mais importantes para os condutores aplicarem diariamente no trânsito e uma maneira bem eficaz de contribuir com a baixa no índice de acidentes nas ruas.

 

Além de manter os cuidados mecânicos em dia e de escolher um bom veículo, manter essas ações defensivas, corretas e atentas ao dirigir é fundamental e são tarefas que devem ser cumpridas por todos os motoristas.

 

Entre as práticas que envolvem a direção defensiva, ainda há alguns pontos que causam algumas dúvidas. Por isso, neste conteúdo você irá descobrir qual é a verdade por trás de 3 mitos que envolvem a direção defensiva.

 

Continue lendo e saiba mais!

 

MITO 1: Não é necessário usar o cinto de segurança no banco de trás

Os passageiros que não usam o cinto de segurança no banco de trás, além de estarem desprotegidos, ainda correm o risco de serem arremessados à frente do veículo em caso de acidentes ou paradas bruscas. Todas as pessoas que estiverem dentro do automóvel precisam usar o cinto e, caso alguma delas esteja sem colocá-lo, o motorista é responsabilizado pelo ato.

 

MITO 2: É preferível usar o celular no modo viva-voz ou bluetooth

Esse fato não é verdadeiro pois, segundo estudos, para que o diálogo seja sustentado à distância, a mente precisa "visualizar" o interlocutor. Dessa maneira, uma porcentagem da atenção, que deveria estar completamente concentrada no trânsito, é transferida para outra área. Ao se atentar à necessidade visual, o motorista fica mais distraído e as chances de acidentes são maiores.

 

MITO 3: O comportamento dos passageiros não prejudica a segurança

Pessoas passando mal, brigando, realizando comportamentos inadequados ou passageiros em excesso são pontos que distraem o condutor facilmente, que fica muito mais propenso às falhas no trânsito. Assim, mesmo que você não esteja na direção, é importante manter uma boa postura dentro do veículo e contribuir com a segurança de todos.

 

Para um trânsito mais seguro, agende uma revisão do seu veículo na Oficina Norpave e adote ações defensivas como prática diária.

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!