Whatsapp

03/05/2022

Maio amarelo: práticas seguras no trânsito!

Veja como você pode colaborar com a segurança no trânsito.



O Movimento Maio Amarelo tem em sua proposta de origem chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, em uma ação coordenada entre o Poder público e a sociedade. Maio foi escolhido para a campanha em razão do decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) da Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. A partir disso, o mês tornou-se referência mundial para ações sobre o trânsito realizadas no mundo inteiro. A cor amarela foi adotada por simbolizar atenção e, também, por sinalizar advertência no trânsito.

 

Para estimular a participação da sociedade, separamos 4 práticas seguras, que fazem parte da direção defensiva, fundamental para evitar acidentes. Confira!

 

Práticas seguras no trânsito

Enfrentar o trânsito não é tarefa fácil, principalmente em vias com alto tráfego. Coloque em dia as práticas a seguir e garanta a sua segurança e um menor risco de acidente.

 

Utilizar o cinto de segurança

O cinto de segurança é item indispensável para o motorista e passageiros, já que é ele que vai garantir a segurança pessoal em uma batida, por menor que ela seja, ou caso seja necessário fazer uma frenagem brusca.

 

Obedecer aos limites de velocidade 

Andar na velocidade da via é o requisito mínimo para um trânsito seguro e um motorista consciente. Dirigir de forma moderada e dentro dos limites estabelecidos possibilita que o condutor tenha mais agilidade e segurança, caso seja necessário reagir a algum obstáculo na via.

 

Evitar o uso do celular ao dirigir

Além de ser perigoso dirigir usando o celular, o ato também é multa gravíssima . Isso porque o aparelho é uma das maiores causas de distração no trânsito, não sendo permitido o uso nem mesmo parado no semáforo ou no engarrafamento. 

 

Manter em dia a manutenção do veículo 

Andar com o carro em más condições é uma atitude arriscada. As manutenções preventivas são essenciais para saber a condição do veículo. Além da manutenção, é importante monitorar o funcionamento dos limpadores de para-brisa, pneus, faróis e sistema de freio no dia a dia. 

 

Segurança Volkswagen 

A VW preza pela segurança no trânsito, por isso busca sempre oferecer os melhores recursos em seus automóveis. Conheça alguns deles:

 

1. Controle adaptativo de velocidade e distância: ele ajuda a manter a velocidade e distância do veículo a frente programadas pelo motorista, agindo no acelerador e freio, de acordo com o tráfego.

 

2. HHC - Assistente de partida em subida/aclive: o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos em aclives acima de 5% e o libera gradativamente durante a aceleração.

 

3. City Emergency Brake: o recurso atua em situações de trânsito em cidades acionando os freios automaticamente quando necessário.

 

4. Detector de Fadiga: ele analisa o comportamento de direção do motorista para determinar se a concentração do condutor está dispersa. Em caso positivo, emite um aviso visual e sonoro de que é hora de fazer uma pausa.

 

5. Controle Eletrônico de Estabilidade: o recurso evita a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção. Ao detectar saída de trajetória e perda de tração, o sistema atua no motor e nos freios para evitar a derrapagem.

 

Quer conhecer os outros itens de segurança da VW  para dirigir com tranquilidade e segurança? Além dos citados, há a Luz de Condução Diurna, ABS Off-Road, Indicador de perda de pressão dos pneus e outros. Conheça todos de perto, é só agendar seu test-drive na Norpave!

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!