Whatsapp

06/03/2024

Volkswagen celebra 71 anos no Brasil: Conheça a trajetória da marca

Ao longo de 71 anos, a trajetória da Volkswagen do Brasil tem sido uma narrativa de sucesso, caracterizada por crescimento e inovação.



Ao longo de 71 anos, a trajetória da Volkswagen do Brasil tem sido uma narrativa de sucesso, caracterizada por um crescimento contínuo, inovação e uma habilidade notável para se adaptar às transformações do mercado. Desde seu começo na Rua do Manifesto até alcançar a posição de líder de mercado, a Volkswagen ilustrou uma notável capacidade de superar desafios e atender às demandas em evolução de seus consumidores.

Quer saber mais sobre essa trajetória? Continue a leitura!

Chegada ao Brasil

A Volkswagen iniciou sua produção no Brasil em sua primeira sede, na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. O pontapé inicial ocorreu com a fabricação dos icônicos Fusca e Kombi, utilizando peças importadas da Alemanha e contando apenas com 12 funcionários. Pouco tempo depois, em 1959, a montadora alemã inaugurou a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que foi a primeira unidade construída fora da Alemanha.

Seis anos após a abertura da fábrica Anchieta, a expansão continuou com a criação do primeiro centro de desenvolvimento, pesquisa e design no Brasil. Em 1970, a Volkswagen atingiu a marca de um milhão de carros produzidos localmente.

Democratização do automóvel

Com a inauguração da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), teve início o processo de nacionalização da marca no Brasil. Em 1959, a Kombi já tinha 50% de suas partes produzidas localmente, sendo o veículo com o maior índice de nacionalização no segmento automotivo da época. 

No mesmo ano, o Fusca juntou-se aos modelos nacionalizados, recebendo 54% de suas peças fabricadas localmente. A produção local permitiu que ambos os modelos fossem comercializados a preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade nos anos 50.

Lançamentos marcantes

Em 1972, foram lançados os modelos SP1 e SP2, apresentando design esportivo e arrojado. Até hoje, ambos são considerados dois dos modelos mais elegantes da história da marca. Um ano depois, em 1973, foi introduzido o Brasília, um dos primeiros carros hatchback no Brasil. Em 1974, surgiu o Passat, o primeiro carro da marca alemã com motorização dianteira e refrigerada a água produzido no país.

Em 1980, a Volkswagen lançou a primeira geração do Gol, que originou os modelos Voyage, Saveiro e Parati. O Gol manteve a liderança por 27 anos consecutivos e permanece como o modelo mais produzido, vendido e exportado do mercado brasileiro.

Primeiro carro com nota máxima em segurança

O modelo Up, lançado em 2014, foi o primeiro veículo do mercado de compactos de entrada a alcançar a nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP. Outros modelos como Polo, Virtus, T-Cross, Taos, Golf e Jetta também obtiveram as notas máximas nos testes do instituto. 

O ano de 2023 foi marcante na história da marca, com a venda de 345.000 carros, um aumento de 29,5% em relação a 2022. Destacando-se no segmento de SUVs, a Volkswagen alcançou a liderança com o T-Cross, vendendo 72.000 unidades. Os modelos SUV da marca, incluindo T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, representaram 45% do mercado nacional. 

A trajetória da Volkswagen no Brasil é uma fonte de inspiração no cenário automotivo, espelhando o espírito perseverante e inovador da marca. Para conhecer em primeira mão os mais recentes modelos da VW, convidamos você a visitar nosso showroom e realizar um test drive!

 

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!