23/09/2020
Placas Mercosul. Você ainda tem dúvidas?
Saiba mais!
Preparamos este post para tirar as suas principais dúvidas e te contar o que já mudou, com as placas Mercosul aqui no Brasil. Continue com a gente e fique informado!
Depois da carteira de motorista digital, o sistema de identificação dos veículos também passou por mudanças. Muitos carros brasileiros já estão usando a nova placa Mercosul, o que garante mais segurança e eficiência na identificação de automóveis que trafegam em situação irregular.
Por que a nova placa Mercosul foi criada?
Modernização e busca de um padrão, a nova placa Mercosul é baseada nos mesmos moldes do sistema adotado pelos países pertencentes à União Europeia, a nova placa Mercosul foi criada para padronizar a identificação dos veículos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Dessa forma, agora é possível criar um banco de dados integrado, o que promete facilitar a fiscalização, principalmente no que diz respeito a veículos roubados que cruzam as fronteiras.
Segurança e tecnologia associada às placas
Uma das maiores preocupações dos órgãos de trânsito em relação à identificação dos veículos é a facilidade com a qual uma placa é adulterada ou falsificada. No novo modelo, foram adotados vários recursos tecnológicos de segurança, que vão dificultar bastante essas práticas e auxiliar na fiscalização.
A nova placa Mercosul conta com uma marca d’água semelhante à encontrada nas cédulas de dinheiro. Além disso, ela já vem com o QR Code, que funciona como um código de barras e pode ser lido por muitos dispositivos que têm câmera, como os smartphones.
Dessa forma, usando o celular, é possível verificar imediatamente a situação do veículo, o que traz muitos benefícios em relação a roubos.
Outro item bem interessante é um chip eletrônico, semelhante aos que são usados nos pedágios e estacionamentos. Essa também será uma ferramenta muito importante para reduzir o furto de automóveis e, principalmente, para alertar as autoridades quando um veículo roubado cruzar os pontos de fiscalização: fronteiras e postos policiais.
Flexibilidade e mais combinações
A frota de veículos no Brasil só aumenta e pensando nisso a placa Mercosul contribui com a flexibilidade do código alfanumérico permitindo oferecer mais de 450 milhões de combinações. No sistema antigo, ainda vigente em alguns estados, o teto de combinações é de 175 milhões.
Os sete caracteres da placa atual brasileira foram mantidos, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números.
Além disso, letras e números podem ser “embaralhados”, e não mais encontrados de maneiras fixa em uma sequência LLL NNNN (em que L é letra e N, número).
Ah! Saiba que agora o seu novo Volkswagen obrigatoriamente necessita de ser emplacado dentro dessas recentes normas.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a implantação é obrigatória para o primeiro emplacamento, ou seja, o cidadão que adquirir um veículo novo já deve obter a placa padrão Mercosul.
Aqui na Norpave, o seu novo carro está te esperando pronto para sair da nossa garagem para a sua!
Quer saber mais? FALE AGORA COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS!
Fonte: Revista Quatro Rodas
Receba ofertas especiais