Whatsapp

26/01/2021

O que são pastilhas de freio?

O que é e como funciona a pastilha de freio.



Essencialmente, as pastilhas são pequenos componentes que integram o sistema do freio a disco de um veículo. Sendo assim, não são encontradas nos freios a tambor, que dispensam a utilização da peça em sua composição.

Descrevendo a anatomia de uma pastilha, percebemos que elas contêm algumas características fundamentais para a qualidade da desaceleração, como seu material, ranhuras e chanfros, responsáveis pela manutenção do conforto e obstrução de ruídos na frenagem.

Já quanto ao funcionamento, entenda que as pastilhas promovem a desaceleração do carro ao entrar em contato com os discos de freio. O atrito entre essas peças implicará na redução da velocidade nas rodas.

Que tal irmos mais a fundo? Confira pontualmente como ocorre a frenagem de um veículo equipado com esse sistema de freio:

→ O motorista aciona o pedal de frenagem;
→ A ativação do pedal bombeia o fluido do cilindro mestre para o sistema de freio;
→ As pinças recebem a pressão hidráulica, oriunda da ativação do pedal, e empurram as pastilhas em direção ao disco;
→ As pastilhas envolvem os discos, geram atrito e, consequentemente, diminuem a aceleração da roda.

Um grande ponto a favor dos freios a disco está na linearidade da frenagem, que ocorre sem engasgos, surpresas ou patinadas. Dessa maneira, todo o evento da frenagem será proporcional à pressão aplicada no pedal, garantindo estabilidade ao veículo e sensação de controle ao condutor.

Você sabe quando substituir as pastilhas de freio?

Esse período varia entre os diferentes veículos e propósitos. No caso de uma picape da Polícia Militar, por exemplo, com o uso pesado e constante as pastilhas acabam apresentando uma durabilidade de apenas 5 mil km. Nas mãos de um condutor convencional, a mesma picape e as mesmas pastilhas apresentariam uma durabilidade de até 40 mil km.

Sendo assim, a melhor recomendação está na assiduidade das revisões periódicas, que poderão indicar o desgaste acelerado e a eventual substituição preventiva. As revisões periódicas das pastilhas a cada 5 mil km podem ser fundamentais e evitar acidentes.

Monitorando regularmente a integridade do sistema de freio, você terá a garantia do funcionamento adequado e sem surpresas desagradáveis. Durante essas revisões, o profissional deverá avaliar a integridade das pastilhas, procurando por fissuras entre a região de atrito e a plaqueta metálica, a fim de minimizar as situações de quebra.

Além da evidente preocupação quanto à solidez dessas peças, pode ser interessante considerar também o conforto entregue por cada uma delas, identificando componentes de fabricantes que minimizam os ruídos causados pela frenagem.

Gostou deste post sobre as curiosidades da pastilha de freio? Então, aproveite para agendar a revisão do seu carro.

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!