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01/09/2023

Cuidados com o câmbio automático: veja principais erros e como evitá-los

Separamos os principais erros e como eles podem ser evitados, assim você garante que está adotando uma postura correta.



Antes, o câmbio automático era peça de carro de luxo. Hoje, nem tanto. Até os carros ditos como mais populares contam com versões de câmbio automático. Essa forma de transmissão não se restringe mais apenas aos modelos de alto padrão e com muitos recursos. Apesar da ampla adoção, ainda é comum ocorrerem equívocos que, com simples precauções, podem ser prevenidos, resultando na extensão da vida útil de todo o sistema.

 

Pensando nisso, separamos os principais erros e como eles podem ser evitados, assim você garante que está adotando uma postura correta. Boa leitura!

 

Trocar de marcha quando parar

Manter o veículo na posição "D" ao parar em semáforos, ao invés de mudar para "N", representa uma estratégia para otimizar o consumo de combustível. No entanto, a economia é relativamente pequena a cada parada.

 

O hábito de colocar o câmbio em ponto morto, assemelhando-se à ação em carros de transmissão manual, também deve ser evitado em outras circunstâncias, como durante as paradas frequentes no trânsito. Ao manter a alavanca na posição "D", evitam-se problemas de lubrificação na caixa de câmbio.

 

Dirigir na banguela 

Adotar o costume prejudicial de dirigir em "banguela" na tentativa de economizar combustível é um comportamento desaconselhável. Essa prática não resulta em uma menor taxa de consumo de combustível e, além disso, compromete a segurança e acarreta o risco de danos à transmissão. 

 

Mudar para a neutro faz com que o consumo de combustível seja maior do que se o veículo estivesse em marcha. Os sistemas de injeção são ajustados para entrar em modo de baixo consumo quando o acelerador é solto, com a transmissão na posição 'D'. Isso garante que o motor receba apenas a quantidade necessária de combustível para mantê-lo funcionando.

 

Engatar a ré com o carro ainda em movimento

Essa é uma ação frequentemente adotada, porém prejudicial. Quando fazemos manobras apressadas, é comum colocar o veículo em marcha à ré enquanto ele ainda está em movimento para a frente. Essa prática pode progressivamente danificar o sistema de transmissão, podendo ocasionar, ao longo do tempo, falhas graves e dispendiosas para reparação.

 

Outra prática a ser evitada é selecionar a posição "P" enquanto o veículo está em movimento. Nessa situação, não ocorre uma sobrecarga na transmissão, mas sim no mecanismo de bloqueio que protege a transmissão contra danos causados por deslocamentos acidentais enquanto o carro está estacionado. 

 

Se esse bloqueio for repetidamente forçado, há o risco de que se rompa. Por isso, é preciso ter certeza de que o veículo esteja completamente parado antes de engatar as posições 'R' ou 'P'.

 

Ignorar o tipo de fluído

Um dos equívocos mais frequentes ocorre durante a execução das atividades de manutenção. Nesse contexto, é recomendável buscar orientações junto ao fabricante do veículo e ao mecânico encarregado. 

 

Certifique-se sobre o tipo de fluido utilizado na transmissão e realize a substituição do óleo somente em locais especializados, evitando recorrer a oficinas convencionais e postos de combustível. O desempenho adequado do sistema hidráulico é inteiramente condicionado à excelência e ao cuidado apropriado em relação ao nível do óleo.

Agora que você já sabe como usar corretamente o câmbio automático, que tal marcar a sua revisão e garantir que está tudo certo? Agende seu serviço agora mesmo.

 

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