Whatsapp

09/12/2020

Como funciona um amortecedor automotivo?

Todos os detalhes sobre o amortecedor



Estamos cansados de saber que a suspensão é um dos componentes mais importantes do carro. Uma de suas partes fundamentais é o amortecedor. Peça que é responsável por amortecer os impactos entre o carro e o piso e que, também, é fundamental para a segurança, frenagem e estabilidade do veículo, principalmente em curvas.

Contar com um amortecedor confiável é fundamental, sendo que essa peça é conhecida como um dos itens do “Triângulo da Segurança”, com o pneu e freio que são componentes que de maneira imprescindível precisam estar em perfeito estado para garantir a segurança do veículo.

Por fim, o amortecedor funciona em conformidade com o princípio da hidráulica em que o fluido é transportado de uma câmara a outra. Em geral, no espaço vazio gás nitrogênio é injetado no sistema pressurizado.

É necessário que o fluido passe pelas válvulas que controlam a passagem do fluido hidráulico de acordo com a pressão recebida mecanicamente. Assim, sempre que o amortecedor abre ou fecha o fluido hidráulico é forçado a passar pelas válvulas impedindo que o carro salte com a ação de retorno das molas. Desse modo, o amortecedor não garante apenas a segurança, como também o conforto de todos os ocupantes do veículo.

Quais são os riscos para os motoristas de um amortecedor com problemas?

Saber qual é a hora certa de trocar o amortecedor é muito importante, afinal, os riscos de dirigir com o item estourado são muito grandes. Além de comprometer os demais componentes da suspensão, o condutor também coloca em risco a sua segurança e a dos demais.

Um veículo que está em uma estrada e com o amortecedor comprometido, por exemplo, ao atingir uma alta velocidade o risco de um acidente grave aumenta consideravelmente. Pois, em uma curva a sua estabilidade pode ser comprometida, o que pode fazer o carro rodar e até mesmo capotar, já que o carro não deve obedecer em tempo hábil o comando dado pelo motorista.

Outro grave problema que a suspensão comprometida pode gerar é o aumento da distância de frenagem, pois como os pneus passam a receber menos pressão dos amortecedores, eles não aderem da forma adequada com o piso, o que faz com que o tempo de resposta seja maior que o normal e, ao acionar o freio, o condutor pode ficar na mão e bater em algo ou em outro veículo.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o amortecedor, fique atento aos pontos que apresentamos e mantenha a revisão do seu veículo sempre em dia!

Se você gostou deste post, continue a visita em nosso blog e fique de olho nas nossas redes sociais.

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!